Veja nesta matéria como abrir um negócio. Conheça o passo a passo e todas as etapas para quem deseja saber como montar um negócio e abrir uma empresa. Confira o que é preciso para tirar uma ideia do papel e montar seu negócio próprio.
Veja nesta matéria como abrir um negócio. Conheça o passo a passo e todas as etapas para quem deseja saber como montar um negócio e abrir uma empresa. Confira o que é preciso para tirar uma ideia do papel e montar seu negócio próprio.

Como abrir um negócio – O passo a passo para montar o seu próprio negócio

Se você deseja saber como abrir um negócio e está necessitando de um passo a passo para organizar todo o processo, chegou na página que você precisava.

abrir uma empresa? Trouxemos os 10 passos que irão mostrar o caminho a seguir desde a escolha do negócio, legalização, plano financeiro até o pós-venda.

O passo a passo de como abrir um negócio

A primeira coisa que o empreendedor que deseja saber como abrir um negócio precisa estar consciente é que a organização é fundamental, por isso, siga cada um dos passos listados abaixo para que tudo acabe dando certo.

Encontre um negócio que seja realmente lucrativo

O primeiro passo para abrir um negócio de sucesso é fazer uma escolha minuciosa do tipo de negócio que você irá montar. Aqui mesmo no site, na seção Ideias de Negócios, temos diversas opções para você escolher.

Para fazer a busca de um negócio que seja realmente lucrativo ele deverá atender aos requisitos que listamos abaixo:

  • Investimento dentro do seu orçamento disponível
  • Um negócio onde exista uma demanda real pelo produto ou serviço
  • Negócio onde você já tenha alguma experiência no setor
  • Setores onde existam carências de produto ou atendimento

Faça uma lista com 10 opções de negócios, assim poderá compará-los e encontrar a ideia ideal para o seu caso.

Faça um estudo de viabilidade do negócio

Escolhidos os negócios que parecem mais interessantes, é chegada a hora de fazer um estudo de viabilidade do projeto e validação da ideia.

realize uma pesquisa sobre a concorrência que você encontrará, a lucratividade do negócio, ponto comercial disponível para instalação, necessidade de recursos financeiros, e outros fatores que irão afetar o projeto.

É importante também que você valide a sua ideia de negócio. Muitas vezes uma ideia de negócio que parece interessante, na verdade não agrada tanto assim aos outros.

Elabore um plano de negócio

Após a etapa de análise de viabilidade e validação da ideia, é chegado o momento de fazermos o Plano de Negócio, ou seja, colocar no papel o detalhamento de todos os aspectos que impactam direta e indiretamente o seu projeto.

Um bom plano de negócio deve conte:

  • Sumário executivo do projeto
  • Planejamento estratégico
  • Descrição da empresa
  • Produtos e serviços
  • Análise de mercado
  • Plano de marketing
  • Plano financeiro

No caso dos elementos acima listados como resumido, você irá cria-los separadamente de forma detalhada e com as devidas estratégias, contudo, para dar inicio ao negócio, é interessante ter resumidamente no plano de negócios para abertura da empresa. Veja mais detalhes no artigo Como Elaborar Um Plano de Negócios da Forma Certa.

Como montar um negócio

Fornecedores

Nos particularmente, sempre indicamos que a a busca e seleção de fornecedores seja feita antes de montar a estrutura e até mesmo legalizar a empresa. Isso porque, ao conseguir o alvará de funcionamento, é preciso estar com todo o sistema, produtos e serviços organizados para iniciar as atividades. E afinal, como trabalhar sem produtos e matéria prima?

A questão toda não se resume unicamente a como abrir um negócio. É importante també saber como mantê-lo em funcionamento de forma adequada, e os fornecedores são fundamentais neste quesito.

Estrutura e ponto comercial

Agora é o momento de escolher o ponto comercial e desenvolver a estrutura do seu negócio. Isso deve ser feito antes de buscar a legalização, já que necessitará de um alvará de funcionamento e da aprovação dos bombeiros e outros órgãos, dependendo do negócio, os quais irão fazer vistorias no local.

Embora muito se fale em um ponto comercial próximo a um alto fluxo de pessoas, não leve isso como regra, já que existem negócios em que a melhor opção não é exatamente esta. Avalie a necessidade x custo x espaço x deslocamento. Com isso saberá a importância de um ponto comercial no centro ou não.

Já no que diz respeito à estrutura, lembre-se: tenha a estrutura necessária para o seu trabalho, não exagere, ainda mais no início ao abrir do negócio.

Legalização e abertura da empresa

A legalização da empresa é considerada a etapa mais trabalhosa ao pensar em como abrir um negócio.

Caso seu negócio tenha um faturamento inferior a 60 mil reais por ano e cumpra os requisitos do MEI – micro empreendedor individual, você pode acessar o link aqui, cadastrar-se e emitir seu CNPJ online. É uma excelente opção! Logo iremos trazer um conteúdo exclusivo falando tudo sobre a abertura de um MEI.

Já a opção de PE – pequena empresa, LTDA – limitada, EIRELI, entre outras, exige um procedimento mais burocrático.

Veja abaixo como abrir um negócio neste formato:

  • Redija o contrato social seguindo as especificações de cada modelo
  • Registre o contato na Junta Comercial e na Receita Federal – CNPJ
  • Faça a Inscrição Estadual na Secretaria da Fazenda Estadual
  • Protocole o pedido de vistoria dos bombeiros da sua cidade
  • Protocole o pedido de alvará de funcionamento junto a Prefeitura

Como começar um negócio

Seleção de colaboradores

Sua empresa está prestes a começar a funcionar, então é o momento de encontrar o funcionário perfeito. Vale ressaltar, no caso de você optar pelo regime de Micro Empreendedor Individual é possível contratar um único funcionário, sob pena de descaracterização do regime e pagamento de impostos como pequena empresa.

Você já se perguntou o que é o funcionário ideal? É comum reclamações quanto a funcionários altamente especializados e qualificados, mas que, simplesmente, não trabalham corretamente. Por isso, deixo uma dica:

Busque um colaborador que esteja apto a realizar as atividades, participe você mesmo da entrevista de emprego e leve muito em consideração a vontade de trabalhar, a empolgação, e um perfil que você acredite que irá “vestir a camisa” da empresa.

Quanto mais engajados e motivados forem os seus colaboradores, mais produtivos eles será e consequentemente, as suas probabilidades de sucesso serão maiores.

Estrutura de logística

O custo elevado com logística ao abrir uma empresa pode ser o causador da sua falência. Procure organizar a sua agenda de prestação de serviços e entregas para economizar ao máximo e diminuir o período de espera dos clientes.

Dependendo o negócio montado, pode ser interessante contratar uma empresa terceirizada para fazer a logística de entrega ou até mesmo uma gestão de frotas.

Planejamento de marketing

O plano de marketing e as estratégias serão responsáveis por alavancar as suas vendas e tornar o seu negócio lucrativo, sólido e conhecido.

No documento devem conter as estratégias de marketing que serão utilizadas, cronograma, pessoas responsáveis, investimento, estimativa de ROI – Return of Investment, público-alvo e demais fatores importantes.

Gestão de pós-venda

Fazendo uma boa campanha de marketing, com certeza o seu negócio será um sucesso, porém, ainda não terminou, é preciso ter um bom relacionamento com o cliente, e para isso, nada melhor que cuidar do pós-venda.

Estabeleça como funcionará o setor pós-venda, possibilidade de trocas de produtos, prazo máximo de atendimento e até mesmo uma forma de feedback dos clientes para verificar quais funcionários estão trabalhando corretamente, além de, é claro, descobrir a aceitação da usa empresa no mercado.

Agora que você já sabe qual é o passo a passo de como abrir um negócio, é apenas uma questão de pegar a sua ideia, se organizar e colocar a mão na massa. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Salvar

Salvar

Salvar

Avalie este artigo
[Total: 4 Média: 4]

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA