Veja neste artigo como ganhar dinheiro com um blog, fora do padrão clássico de anúncios do Google AdSense e participação em programas de afiliados. Descubra o segredo para ganhar dinheiro com seu blog, desenvolvendo seus próprios produtos.
Veja neste artigo como ganhar dinheiro com um blog, fora do padrão clássico de anúncios do Google AdSense e participação em programas de afiliados. Descubra o segredo para ganhar dinheiro com seu blog, desenvolvendo seus próprios produtos.

Qual o segredo de como ganhar dinheiro com um blog – O Segredo Revelado

Provavelmente você já deve ter lido alguns artigos sobre como ganhar dinheiro com um blog, falando sobre Google AdSense, programas de afiliados e outras formas de monetização, mas este é diferente.

A grande maioria dos internautas que fazem buscas no Google por termos relacionados a como ganhar dinheiro, dinheiro, ou ganhar dinheiro com blog, normalmente estão procurando informações confiáveis sobre ganhar dinheiro na internet.

No entanto, na maioria das vezes, acabam caindo em esquemas ou produtos de baixa qualidade, colocando por água abaixo o trabalho de tantos outros profissionais que trabalham de forma séria e transparente com seus leitores.

Independentemente disso, o que todos esses usuários têm em comum, é uma pergunta muito simples: Como ganhar dinheiro com um blog – Qual o segredo? Embora não seja uma “Million Dollar Question“, esta pergunta é considerada por muitos como o verdadeiro segredo dos blogueiros profissionais. Mas na verdade é bem mais simples do que parece.

Na verdade o segredo do sucesso da grande maioria dos blogueiros profissionais, reside em um segredo bem simples: Criação de produtos! Recentemente li uma citação de um blogueiro estrangeiro que resumia tudo isto de uma forma bastante “agressiva”.

Ele dizia: “Blogueiros pobres focam-se demasiado na produção de artigos para os seus blogs“. Com esta afirmação, ele sintetizava basicamente todo o processo dos blogueiros de sucesso, que além de se focarem nos conteúdos dos seus blogs, focam-se 10 vezes mais na criação de infoprodutos de qualidade, que os seus leitores realmente desejem consumir.

E na verdade, a grande maioria desses blogueiros profissionais, tende a ganhar muito mais dinheiro através dos seus produtos próprios, do que de qualquer outra forma, sejam anúncios do Google Adsense, programas de afiliados, venda de publicidade, etc.

O passo a passo de como ganhar dinheiro com um blog

veja abaixo as etapas para o desenvolvimento de um projeto que lhe permitirá ganhar dinheiro de verdade com um blog e construir uma imagem junto ao seu público.

Conquiste a credibilidade do público

Vamos então ao passo a passo para quem deseja saber como ganhar dinheiro com  um blog, fora do sistema comum de AdSense e programas de afiliados, e o primeiro é justamente a construção de uma imagem de credibilidade.

Um produto por si só, não é o suficiente para você conseguir ganhar dinheiro na internet e ter sucesso. Na verdade, os grandes blogueiros profissionais têm sucesso com os seus produtos, porque por detrás deles, existe uma credibilidade incrível e um trabalho extremamente árduo.

Embora a grande maioria dos blogueiros veja os seus artigos como uma forma de ganhar mais tráfego e consequentemente mais dinheiro através de anúncios do AdSense, afiliados, etc., a verdade é que os artigos do seu blog deverão ser uma forma de você ganhar credibilidade.

O mais importante quando você escreve os seus textos, é a credibilidade que você ganha enquanto autor.

Quando você precisa vender um produto, o que é que você necessita? Clientes. Os seus clientes são na verdades os seus visitantes e leitores. É necessário que o seu blog tenha uma audiência estável, que você seja crível enquanto autor, e isso é algo que leva bastante tempo.

O planejamento e estruturação do seu blog, definem a forma como você terá sucesso, credibilidade e ganhos a longo prazo. É necessário então que você crie um planejamento para ganhar primeiro credibilidade junto dos seus leitores, focando-se no desenvolvimento de artigos de qualidade, na interação com os seus usuários, etc.

Faça uma pesquisa de mercado

A segunda dica para quem quer saber como ganhar dinheiro com um blog é pesquisar seu mercado, pois um dos pontos mais importantes de lançar um produto, é saber de antemão que tipo de produto os seus leitores estão dispostos a comprar.

É importante que você tenha plena consciência de quem são os seus leitores, quais os seus comportamentos, e acima de tudo o que eles estão procurando para melhorarem a sua condição.

Independentemente do nicho de mercado em que você atua, seja o nicho do ganhar dinheiro, dieta, empregos, apostas, automóveis, seguros, ou outro qualquer, é importante que você conheça bem os seus leitores e quais os tipos de produtos que eles estão ansiosos por consumir.

Para realizar a sua pesquisa de mercado, tenha em consideração não só os seus leitores, mas também o fato de existir interesse exterior num produto desse tipo. Faça algumas pesquisas no Google e em outras ferramentas semelhantes, e tente compreender se existem mercado para um produto desse tipo. Existindo, você tem garantias de que poderá ser um sucesso.

O segredo de como ganhar dinheiro com um blog está no desenvolvimento de produtos de qualidade
O segredo de como ganhar dinheiro com um blog está no desenvolvimento de produtos de qualidade para vender nele

Defina muito bem qual é o seu produto

Depois de ter a sua credibilidade corretamente consolidada e de realizar as suas pesquisas de mercado a fim de compreender se existe espaço para um produto junto da sua audiência, é hora de você começar a idealizar o seu produto, pois não se trata apenas de saber como ganhar dinheiro com um blog, mas qual será o formato do produto que você usará para isso.

Um dos aspectos mais importantes nesta fase de desenvolvimento, é sem dúvida a sua capacidade de trabalho. Um infoproduto de qualidade pode demorar várias semanas ou mesmo meses para ser concluído. Por isso é necessário que você se comprometa de corpo e alma com esse objetivo, caso contrário o mais provável é que você falhe.

Essa é também uma das grandes razões porque os blogueiros tendem a lançar muito poucos produtos: é muito trabalhoso e consome muito tempo. No entanto, existe uma grande vantagem e talvez um dos grandes segredos sobre ganhar dinheiro com infoprodutos: é possível vender o mesmo produto durante anos e anos.

Tendo em consideração que o produto que você pretende comercializar está 100% relacionado com o tipo de audiência do seu blog e consequentemente com o tipo de conteúdos que você normalmente escreve, a sua tarefa torna-se mais simples.

Você está no seu campo de conhecimento. Na sua praia. Isso significa que você sabe concretamente o que fazer e escrever para ter sucesso com o seu produto. Coloque num papel todas as ideias que tem para o desenvolvimento do seu produto, incluindo os títulos, ideias para conteúdos, ideias para divulgação, etc, etc, etc.

Trabalhe no desenvolvimento do seu produto

Depois dos três primeiros passos, você está prestes a desenvolver o seu produto e se você está realmente interessado em saber como ganhar dinheiro com um blog, fora do esquema tradicional, saiba que esta é provavelmente a parte mais complexa de todo este processo.

Na verdade, o desenvolvimento é precisamente a parte que mais tempo consome e que mais exige de você enquanto escritor e empreendedor.

Embora cada produto seja um produto, e na verdade seja bastante complexo explicar-lhe passo a passo tudo o que você deverá fazer para criar um produto de qualidade, até porque isso varia de produto para produto.

Porém, existem alguns pilares essenciais para quem desenvolve produtos para a internet, que você irá ter de cumprir independentemente do produto que você criar, seja ele um e-book, um curso online, um template, uma ferramenta ou outro qualquer. Vejamos:

  • Crie uma página de venda – Ela deverá estar focada essencialmente no produto, apresentar todas as vantagens desse mesmo produto, e permitir aos usuários a compra de uma forma simples e eficiente. Juntamente com isso, a página de venda do produto não deverá ter qualquer outro tipo de propaganda visível, de forma a não retirar o foco do usuário naquilo que é realmente importante: comprar seu produto!
  • Crie um plano de divulgação – Não existe melhor forma de você realizar vendas do seu produto, do que através do seu próprio blog. Isso significa que você deverá procurar perceber quais os melhores locais para anunciar o seu e-book dentro do seu próprio blog. Juntamente com isso, você deverá escrever alguns textos sobre o e-book no seu blog, e talvez contratar artigos patrocinados em blogs da área.
  • Métodos de compra – Ter mais do que uma forma de pagamento é essencial para o sucesso do seu produto, especialmente se você pretende comercializar esse produto em mais do que um mercado. Para vender somente aqui no Brasil, o PagSeguro é mais do que o suficiente, mas se você quiser vender para outros países de língua portuguesa, aconselhamos também utilizar o PayPal.
  • Crie um teaser antes do lançamento – Um teaser é basicamente uma amostra que permite que os seus leitores saibam de antemão que você vai lançar um produto. Esta é uma excelente forma de você ganhar alguns potenciais clientes antes mesmo de lançar o seu produto final.
  • Crie uma ilustração – Embora tecnicamente a qualidade do seu produto seja motivo suficiente para você ter sucesso com ele, a verdade é que uma imagem vale mais do que mil palavras. Uma boa ilustração do seu produto, é a forma mais eficiente que você tem de ter sucesso com ele, portanto, dedique algum do seu tempo ao desenvolvimento de uma imagem de qualidade, que transmita confiança e credibilidade aos seus leitores e clientes.

Venda o seu produto

Outra das fases mais importantes para quem deseja saber como ganhar dinheiro com um blog vendendo seu próprio infoproduto, é sem dúvida a venda do produto. Conforme referimos anteriormente, ter métodos de divulgação é essencial ao sucesso das vendas.

Existe uma infinidade de meios para você fazer esta divulgação. Guest posts, parcerias, marketing de artigos, divulgação em mídias sociais, artigos patrocinados, banners publicitários, anúncios do Google e Facebook, etc.

É importante que você dê aos seus usuários várias opções de escolha, facilitando a vida a quem utiliza diferentes métodos de pagamentos eletrônicos. É importante também que você invista algum do dinheiro na divulgação do seu produto, quer através de outros blogs da área, quer através de links patrocinados no Google ou Facebook Ads.

Pense também em trabalhar como afiliado, oferecendo seu infoproduto para outros blogueiros interessados na monetização de sites com programas de afiliados.

Comece tudo de novo!

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro com um blog e já passou por todas as fases anteriores, se prepare para repetir todo esse trajeto. Para manter o seu fluxo de monetização constante, quando você chegar ao sexto e último passo, você terá forçosamente de repetir toda a sequência.

Obviamente, não é necessário que você esteja lançando novos produtos a cada três meses, mas sim que consiga criar novos produtos de qualidade que possam servir as necessidades dos seus usuários.

Se você lançar dois ou três produtos no mesmo ano, você estará “queimando” a possibilidade de ter sucesso com a venda desses produtos. A regra é nunca lançar mais do que um produto a cada ano. Dessa forma, você dará tempo aos seus leitores de consumirem toda a informação constante nesses produtos, aplicarem-nas nas suas vidas pessoais ou profissionais, e seguirem em frente na busca de melhorias.

É importante também que você não “queime” determinadas oportunidades, com produtos de qualidade média ou baixa. Se você vai fazer um produto, faça-o com qualidade acima da média. Dessa forma, além de garantir um maior número de vendas, você está ganhando credibilidade e confiança junto dos seus leitores.

Na verdade, serão esses leitores que irão comprar o seu segundo produto, terceiro produto e por aí adiante. Juntamente com isso, um produto de qualidade tende a ser mais facilmente recomendado pelos seus leitores aos seus colegas, do que um produto médio ou de baixa qualidade.

Nunca se esqueça que não existem fórmula mais rentável do que você vender um produto próprio. Os seus leitores terão muito mais confiança em comprar um produto desenvolvido por você de acordo com as necessidades deles, do que comprarem um produto de outra pessoa ou registrarem-se num programa de afiliados recomendado.

Isto acontece porque você cria uma ligação emocional com os seus leitores. Eles acreditam no seu trabalho, na sua honestidade e acima de tudo veem você como alguém de confiança e com credibilidade para os ajudar a atingir mais rapidamente as suas metas.

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro com um blog, desenvolvendo seus próprios produtos, o que acha de começar a planejas o seu? Mantenha-se atualizado assinando nosso Boletim Informativo.

Salvar

Avalie este artigo
[Total: 2 Média: 3.5]

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA