Veja nesta matéria como montar um home office produtivo e agradável. Saiba quais são os principais pontos a serem observados na hora de montar o seu escritório em casa, uma tendência que vem se espalhando pelo mundo e ganhando cada vez mais adeptos no Brasil.
Veja nesta matéria como montar um home office produtivo e agradável. Saiba quais são os principais pontos a serem observados na hora de montar o seu escritório em casa, uma tendência que vem se espalhando pelo mundo e ganhando cada vez mais adeptos no Brasil.

Como montar um home office que seja produtivo e também agradável

Quer saber como montar um home office produtivo e agradável? Essa talvez seja uma das primeiras perguntas que você irá fazer após ter abraçado a ideia do home office em função das vantagens que este modelo de trabalho oferece.

Muito embora a tarefa de montar um escritório em casa possa parecer simples, você precisará prestar atenção a alguns aspectos que irão trazer mais conforto e funcionalidade. O resultado disso é maior produtividade.

Em vista disso, para aprender como montar um home office, seja em algum cômodo especialmente planejado para isso ou em um determinado local da casa, é necessário que você tenha algumas noções de como fazer com que este local estimule o trabalho.

Junte-se a isso, a necessidade de fazer com que os elementos do seu escritório trabalhem no sentido de oferecer maiores condições de organização e também eficiência para o seu trabalho.

Planejando o seu home office

O primeiro passo para quem quer saber como montar um home office produtivo e agradável é planejar as diversas etapas. Para isso você precisará definir exatamente que tipo de atividade irá desenvolver em sua casa e que tipo de equipamento será o mais adequado.

Agindo dessa forma, você poderá buscar por alternativas que não só estimulem o seu trabalho, como também transformem os momentos passados em seu escritório em casa, mais confortáveis e agradáveis.

A localização do home office, por exemplo, é um fator fundamental. Por isso mesmo, nossas primeiras dicas falarão justamente sobre isso. Iluminação, ventilação e até mesmo as cores utilizadas na decoração fazem a diferença.

Além disso, móveis que sejam ergonômicos e funcionais, ajudam a evitar problemas de postura e também a organizar melhor as coisas. Um ambiente bem organizado faz com que as ideias e o trabalho fluam melhor.

Não estamos falando aqui em gastar uma fortuna montando o seu home office, mas sim de criar um ambiente agradável e inspirador que estimule a sua produtividade.

Veja abaixo quais são as principais dicas para que está em busca de saber como montar um home office produtivo e agradável.

Como montar um escritório em casa

Monte seu escritório em um lugar agradável

É certo que você até pode escolher trabalhar cada dia em um lugar da sua casa, muito embora esta não seja a situação ideal, mas se for o caso, busque locais que sejam agradáveis e possam oferecer um certo grau de conforto para o desempenho das suas atividades.

Tente escolher locais de boa iluminação e ventilação, e se possível, longe de qualquer coisa que possa atrapalhar a sua concentração, pois isso prejudica bastante a sua produtividade no trabalho.

O ideal mesmo, é escolher um local fixo para instalar o seu home office. A “vida cigana” não costuma dar muito resultado quando o negócio é trabalhar em casa. Pesquise na Internet e veja quantas opções existem, até mesmo para home offices em pequenos espaços.

Instale seu escritório em casa em um local bem ventilado

A ventilação é necessária para qualquer ambiente e principalmente para os locais onde você tende a passar muitas horas do seu dia.

Escolha um local arejado e com boa ventilação.

Caso não seja possível, tenha um ventilador ou um ar condicionado. Existem muitas opções hoje em dia de equipamentos portáteis com custos razoáveis.

No último verão eu investi em um ar condicionado portátil. Comprei em uma liquidação de mostruário de uma loja e paguei a metade do preço.

A uma boa iluminação é fundamental

Claro que luz natural seria ótimo – como dito anteriormente – mas é importante que também conte com lâmpadas em locais estratégicos no seu escritório.

Tenha luzes sobre a parede para iluminar o ambiente como o todo e outras sobre a sua mesa, como as luminárias que proporcionam uma grande autonomia diante da sua área de trabalho.

As luzes de cor branca tendem a estimular seu cérebro e a cor amarela trazem um ar de “conforto”. Eu, particularmente, gosto de fazer uma composição entre luzes brancas e amarelas.

Use cores que estimulem o seu trabalho

Uma coisa que muitas pessoas esquecem no momento de montar um home office seria a adoção de cores estratégicas que estimulam a produtividade, como no caso do vermelho, azul e verde que são cores que proporcionam a ação, confiança e criatividade respectivamente.

Invista em paredes ou em elementos com cores que possam estimular a produtividade e criatividade.

Esse passo não é necessário logo no início, mas se você for investir em uma pequena reforma para decorar seu home office, vale a pena pensar nesse quesito.

Busque equipamentos que seja eficientes

Não existe trabalho home office sem o mínimo de equipamentos eficientes.

No caso, a grande maioria das pessoas precisam obter algum computador para desempenhar as suas tarefas e enquanto outras precisam apenas desse equipamento como complemento para as suas atividades.

O ideal é listar em um papel quais são os equipamentos necessários ao seu trabalho.

Com um computador, uma impressora e acesso à internet você conseguirá realizar mais de 99% das tarefas que são necessárias para trabalhar no conforto de casa.

E no início não precisa comprar uma impressora a laser ultra mega rápida, um computador de última geração e nem ter o melhor plano de internet do mercado.

Comece pequeno, evolua seus equipamentos com o tempo.

Escolha móveis que sejam ergonômicos

Não é porque o seu escritório fica em sua própria casa que você deve abrir mão de móveis ergonômicos para utilizar em sua atividade de trabalho. Lembre-se que você passará muitas horas nele, e por isso mesmo, precisará de móveis confortáveis.

A melhor opção é escolher móveis que sejam ajustáveis, pois assim você poderá ajustá-los às suas necessidades específicas de posicionamento e postura. No início, até mesmo para economizar, você poderá improvisar um pouco, mas o ideal é aos poucos ir comprando móveis mais adequados.

Busque por móveis que ajudem na organização

Tenha locais para guardar documentos e outros equipamentos ao qual tenda a usar diante o seu serviço.

Procure ter locais com gavetas ou outros que permitam promover a organização. Lembre-se: Ambiente organizado gera trabalho organizado.

Agora que você já sabe como montar seu Home Office, não deixe de compartilhar com seus amigos. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Avalie este artigo
[Total: 1 Média: 5]

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA