A importância da segmentação no e-commerce

A importância da segmentação no e-commerce

A segmentação no e-commerce é uma das principais estratégias para o sucesso no comércio eletrônico. Em nosso curso de e-commerce destacamos que a atuação em nichos de mercado é um dos melhores caminhos para o sucesso no e-commerce.

Porém, a segmentação no e-commerce não para por ai, ela pode ir muito além da escolha do mercado em que sua loja vai atuar.

Quando falamos em segmentação no e-commerce falamos de um processo que passa também por um estudo profundo do público-alvo, seus anseios e necessidades de consumo.

A segmentação no e-commerce define a linguagem

Em qualquer tipo de negócio é imprescindível conhecer profundamente o seu público-consumidor para poder oferecer a ele exatamente o que ele espera. Uma análise aprofundada do perfil do publico-consumidor define não somente o mix de produtos a serem ofertados na loja virtual como também a linguagem e canais a serem usados no marketing digital.

O público procura lojas virtuais que não apenas ofereçam os produtos que ele anseia, mas que também tenha pontos em comum com o seu modo de vida. Portanto, é importante conhecer o target da sua campanha de marketing digital para poder direcionar a mensagem de maneira adequada e acima de tudo, simpática.

Um exemplo clássico de segmentação no comércio eletrônico é a definição de linguagem da campanha de marketing digital em função de cada tipo de consumidor. Por mais simples que seja essa segmentação, digamos, por gênero, sempre ajudará na hora de determinar a linguagem que vai ser usada nas campanhas.

Você concorda que um e-mail marketing direcionado para o público feminino deve ter uma linguagem diferente da mensagem enviada para o público masculino? Esse é apenas um exemplo do perfil do público-alvo determinando a linguagem em uma campanha de marketing online de uma loja virtual.

Segmentação no e-commerce aumenta conversão

Uma das principais vantagens da segmentação no e-commerce é o aumento da taxa de conversão. Uma campanha bem segmentada apresenta uma taxa de conversão infinitamente maior que a obtida em uma campanha genérica.

Quanto mais segmentada for a campanha, seja ela através de e-mails marketing, links patrocinados ou marketing nas redes sociais, maior será o retorno da campanha.

Algumas plataformas de e-commerce apresentam soluções robustas em termos de segmentação de público-alvo, o que facilita bastante a criação de campanhas bem segmentadas. O grande problema fica sendo a obtenção dos dados para essa segmentação, que nem sempre é possível através da própria plataforma.

Nesses casos, a melhor opção é criar ações de marketing que visem complementar a informação sobre o perfil dos clientes e tratar esses dados em um ambiente externo ao da loja virtual.

Na próxima ação de web marketing para sua loja virtual, coloque a segmentação no e-commerce como uma das diretrizes de campanha.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA