27 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, maio 9, 2024

SEO Para Afiliados – Como Fazer da Forma Certa

Veja neste artigo como aplicar as técnicas de SEO para ganhar dinheiro com programas de afiliados, alavancando a sua presenças nas páginas de respostas do Google e gerando mais tráfego.

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

SEO para Afiliados – Veja como utilizar esta técnica

Estar em destaque no Google é um diferencial enorme, por isso mesmo o trabalho de SEO para afiliados deve sempre ser uma prioridade para quem deseja ganhar dinheiro de verdade nesse mercado.

O fato do seu site estar listado nas primeiras posições do Google gera um tráfego orgânico, ou seja, não pago, simplesmente gigantesco. Por isso, em termos de marketing para afiliados essa é uma técnica valiosíssima.

Para alguns tipos de afiliados, como por exemplo o Afiliado Autoridade, essa é uma condição básica para o sucesso, pois uma das formas de você provar que é realmente uma autoridade no assunto é estando em destaque nos mecanismos de busca.

É por isso que o SEO para afiliados é tão importante. Estar entre os primeiros resultados para um determinado tema, produto ou serviço, nas buscas realizadas no Google gera confiança, um fator que sempre é levado em consideração na hora do consumidor comprar alguma coisa.

Aplicação das técnicas de SEO para afiliados

Um bom trabalho de SEO para afiliados deve ser feito em etapas, para que você possa construir uma estrutura sólida e consistente.

Confira abaixo quais são os principais passos para a implementação de um processo de SEO para programas de afiliados que garanta um bom volume de tráfego para o seu site, garantindo assim um potencial de conversão maior.

1 – Crie uma estratégia de SEO

O primeiro passo em termos de SEO para afiliados é criar uma estratégia bem estruturada para o seu projeto de SEO. Essa estratégia deve levar em conta:

    • Planejamento das ações nas diversas dimensões de SEO;
    • O público que você deseja impactar com suas publicações;
    • A Persona de Marketing desse público-alvo;
    • Ferramentas de SEO que serão utilizadas.

Com uma estratégia de SEO para afiliados bem desenhada, você verá que o trabalho de otimização para ferramentas de busca ficará muito mais fácil e preciso.

Para saber mais sobre esse tópico, sugerimos que você leia o nosso artigo 10 Principais Estratégias de SEO.

2 – Faça o planejamento estrutural do seu site

O SEO Estrutural é uma das etapas mais importantes no processo de otimização de sites para ferramentas de busca, pois sem ele, você pode ter dificuldade em se posicionar como uma referência em seu mercado.

No caso do SEO para afiliados, esse processo começará pela criação de núcleos de conteúdo, ou seja, áreas de conhecimento em que você deseja se destacar, e na qual irá desenvolver vários conteúdos que se complementarão.

O primeiro passo para ganhar dinheiro com programas de afiliados é saber escolher os programas dos quais irá participar.

Isso vai exigir de você uma análise detalhada das características de cada um dos programas oferecidos pelas grandes plataformas como Monetizze e Hotmart, para ver quais são mais interessantes para o seu caso.

Atualmente existem inúmeras empresas que aceitam afiliados para divulgação de seus produtos e serviços, mas para você o mais importante é que elas ofereçam produtos que se adaptem a sua estratégia de audiência.

Por exemplo, se você vai criar um site de conteúdo, como um blog, por exemplo, focado no público feminino, faz sentido buscar programas de afiliados de roupas femininas ou então afiliado de produtos de estética. Para saber mais sobre isso, clique aqui.

Determinados os temas que serão abordados em seus posts, crie a estrutura de categorias temáticas do seu site ou blog.

Otimize essas categorias de forma a posicionar não apenas os seus artigos, mas também a sua categoria, que como vimos anteriormente serão os núcleos de conhecimento do seu site.

Aplicar as principais técnicas de SEO em um site é um trabalho complexo e por isso mesmo, o planejamento é fundamental.

3 – Selecione as suas palavras-chave

A escolha das palavras-chave certas é fundamental no processo de SEO para programas de afiliados, principalmente se você pretende se posicionar como um afiliado Autoridade, ou seja, deseja transformar se site ou blog em uma referência em seu nicho de mercado.

Em termos de marketing digital a estratégia mais indicada é a de marketing de conteúdo, ou seja, desenvolvimento de conteúdo de qualidade e relevância, que de forma muito sutil, apresente as soluções que os seus produtos de afiliados apresentam através de links inseridos em seu texto.

É necessário que você crie conteúdos muito bem organizados para que você possa se enquadrar em critérios como o de usabilidade, que são levados em consideração pelos algoritmos do Google.

Além disso, um ponto que diz respeito diretamente ao processo de SEO para afiliados, um conteúdo relevante tende a gerar sinais sociais, como links no Facebook e Twitter, por exemplo, que ajudam muito no seu posicionamento dentro de uma estratégia de Link Building.

A melhor estratégia neste caso é em primeiro lugar, criar núcleos de conteúdo como dissemos anteriormente, ou seja, grupos de temas específicos, que deverão estar alinhados com os seus programas de afiliados dos quais você participa.

Feito isso, uma estratégia muito boa de SEO para marketing de afiliados é começar a trabalhar as palavras de Long Tail, pois são palavras de rankeamento mais fácil, e que vão ser úteis para a estratégia de links internos para as palavras de Middle e Head.

Uma boa ideia é usar algumas ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como por exemplo, a Ubersuggest, que lhe darão uma visão bem ampla do universo semântico da palavra.

4 – Aplique as técnicas de SEO Onpage

Decidida toda essa questão estratégica de SEO para afiliados, é horar de colocarmos a mão na massa e partirmos para das técnicas de SEO específicas.

Uma das dimensões mais importante do processo de otimização de sites para ferramentas de busca é justamente o SEO On-page, ou seja, técnicas de SEO que são aplicadas ao conteúdo direto da página.

Dentre estas técnicas podemos ressaltar as principais como:

    • Criação de URLs amigáveis contendo a palavra-chave em foco;
    • Inserção da palavra-chave nas meta tags Title e Description;
    • Inclusão da palavra-chave nas tags H1, H2 e H3;
    • Uso de tags de ênfase;
    • Criação de links internos entre outras páginas do site;
    • Criação de links externos no corpo do texto;
    • Adequação da densidade da palavra-chave ao tamanho do texto.

Em termos de SEO para afiliados, essa é uma etapa onde você encontrará um grande desafio, que é o de aliar o seu copy, seu roteiro de argumentação às técnicas de SEO.

Em nosso Curso SEO MasterClass eu sempre digo que antes de escrever para o Google, você precisa escrever para o seu público. Muitas das vezes, em busca de um rankeamento melhor, as pessoas focam mais na otimização do que no conteúdo em si.

A venda de produtos como afiliado é um exercício de argumentação. Por isso, não sacrificar o seu roteiro de argumentação em prol do SEO é uma ótima recomendação.

5 – Aplique técnicas de SEO Off-page

Para finalizar o seu trabalho de SEO para afiliados, chegamos no momento de aplicar as técnicas de SEO Off-page, ou Link Building, como também são conhecidas.

Nessa etapa você deverá busca a criação de links relevantes para a sua página. Um dos critérios de rankeamento do Google é justamente a quantidade de links relevantes que apontam para o seu site, e isso não pode faltar em seu processo de SEO para afiliados.

Busque menções em redes sociais, parcerias de troca de links, publicações em diretórios de conteúdo e outros recursos que dispomos para a geração de links externos. Isso aumenta a Autoridade do Domínio e melhora o posicionamento do seu site.

Só não caia na besteira de ficar usando robôs para criação de links em comentários de blogs, porque além de não funcionar em termos de agregar valor para link building, ainda enche o saco dos administradores de sites.

Infelizmente vemos muita gente caindo na história que deixar comentários em blogs é uma boa pratica de SEO. Pode ser, se o seu comentário for aprovado e para isso precisa agregar alguma coisa ao conteúdo.

Essa história de comprar um robô para fazer comentários sem sentido em centenas de blogs, deixando é claro o seu link, é apenas mais um desses mitos de SEO em que as pessoas insistem em acreditar.

O trabalho de SEO para afiliados vai muito além desses “esqueminhas”. Ele começa na base, através da criação de conteúdo relevante e bem otimizado.

Com a aplicação de técnicas de SEO para afiliados as suas chances de ganhar dinheiro de verdade nesse mercado são bem maiores, pois você vai se destacar nas páginas de pesquisa do Google e com isso irá gerar um tráfego extremamente qualificado, e melhor ainda, gratuito! Você consegue enxergar um cenário melhor do que esse?

Por Alberto Valleno blog da SEO MasterClass

- Advertisement -spot_imgspot_img
Latest news
- Advertisement -spot_img
Related news
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui